Introdução

Este livro reúne os estudos de caso produzidos pelos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial, como contributo para o projeto europeu SENnet, que integrou a Direção Geral de Educação como parceiro português.

O parceiro italiano do projeto coordenou o workpackage sobre investigação e estudos de caso e ao longo dos três anos do projeto foram decididas temáticas anuais em que se desenvolveram projetos sobre a utilização de tecnologias por alunos com necessidades educativas especiais, desenho universal da aprendizagem e tablets.

O parceiro português contribuiu com vários estudos de caso, não tendo sido possível fazer a tradução para inglês de todos eles, servindo esta publicação para reunir as versões em português. Complementarmente aos textos foram desenvolvidos vídeos e apresentações que sintetizam os estudos e cujas ligações Web são aqui inseridas.

Em 2012, foi apresentado o primeiro estudo de caso desenvolvido pelo CRTIC de Mirandela, intitulado «Aplicação de Tecnologias de Apoio no quotidiano de uma jovem com Baixa Visão».

Em 2013, foram apresentados três estudos de caso desenvolvidos por:

CRTIC de Mirandela – «Aplicação de Metodologias Diferenciadas no Percurso Escolar de uma Aluna com Dislexia»,

CRTIC de Chaves – «Tetraparésia, Problemas Neuromusculares de etiologia desconhecida» e,

CRTIC de Portalegre – «Desenvolvimento da Literacia, com recurso a Tecnologias de apoio numa Criança com Deficiências Múltiplas» .

Em 2014, foram apresentados 4 estudos, a nomear:

CRTIC da Guarda – «Desenvolvimento da Literacia com recurso a Símbolos Gráficos»

CRTIC de Santa Maria da Feira – «Contribuição das Tecnologias de Apoio no Processo de Inclusão de uma Aluna com Paralisia Cerebral»

CRTIC do Porto – «A Utilização do Tablet por Aluno com NEE em Contexto Educativo»

CRTIC de Coimbra – «Um Tablet para Comunicar»

Cada capítulo do livro corresponde a um estudo de caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *